quarta-feira, 29 de maio de 2013

Métodos de Captura - Armadilhas

Também considerado como método de observação direta, as armadilhas são utilizadas para a captura de mamíferos de tamanhos variados. As armadilhas variam consideravelmente em seus modelos e também dependem do grupo de animais que se vai capturar.

Existem armadilhas de metal do tipo box que são mais utilizadas para a captura de pequenos mamíferos, como as armadilhas Sherman. E outras do tipo gaiolas, para a captura de médios e pequenos mamíferos como a Tomahawk.

Outro tipo, são as armadilhas de queda ou Pitfall, usadas para capturar pequenos vertebrados e ocasionalmente pequenos mamíferos.

Usa-se também armadilhas fotográficas chamadas câmeras trap, utilizadas para o registro de grandes e médios mamíferos, principalmente.

E armadilhas usando rede de neblina ou harpa (harp trap), para captura de morcegos (mamíferos da Ordem Chiroptera), prioritariamente.

Esses cinco modelos de armadilhas são de captura viva (live trap). Existem também armadilhas letais (snap trap) que são as ratoeiras, utilizadas para a coleta de pequenos mamíferos.


Referências:

CARVALHO, O. J., LUZ, N. C. Pegadas - Livro Série Boas Práticas, EDUFPA. v.3, Belém - PA. 64 p. 2008

AURICCHIO, P., SALOMÃO, M. G. Técnicas de Coleta e Preparação - Vertebrados. Instituto Pau Brasil de História Natural. São Paulo. 151 p. 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário